Quem sou eu

Minha foto
Alto Taquari, Mato Grosso, Brazil
FAZEMOS A CATEQUESE DE ALTO TAQUARI,MATO GROSSO,DIOCESE DE GUIRATINGA,DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ

terça-feira, 6 de março de 2012

Via-Sacra - Com Maria, caminhamos para a Páscoa



Durante os dias da quaresma, um dos exercícios espirituais mais usados é a oração da Via-Sacra. Como o nome já diz, Via-Sacra é o caminho sagrado. Caminho que Nosso Senhor Jesus Cristo percorreu, perseverante no amor do Pai, acompanhado por sua Mãe, e que culminou na gloriosa ressurreição.

As estações da Via-Sacra representam as várias situações de nossa vida, mantendo sempre o alerta para o nosso destino eterno, pois, nossa vida é uma caminhada para Deus.

Desde o nascimento, até a hora que Deus nos chamar para a eternidade, nós vamos percorrendo os caminhos de nossa vida, junto com Nossa Senhora, seguindo os passos de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, rumo ao coração de Deus.

Jesus nos mostra o caminho da salvação e nos convida a segui-lo: "Quem quiser vir após mim, deixe de lado seus próprios interesses, tome a sua cruz, cada dia, e siga-me" (Mt 16,24).

O convite que nos é feito para deixar de lado nossos próprios interesses é para que possamos fazer da vontade de Deus a nossa vontade, deixando que o Espírito de Deus conduza a nossa vida, como conduziu a vida de Maria, de Jesus e de todos os seus discípulos, de ontem e de hoje.

Maria ouviu a Palavra de Deus, fez da vontade de Deus a sua vontade, caminhou com seu filho pelas estradas do mundo e agora está junto dele no céu, no eterno convívio da Santíssima Trindade.

A Via-Sacra também nos leva a contemplar a caminhada da humanidade pêlos caminhos do sofrimento, da dor e, acima de tudo, da esperança. Tudo nos leva a contemplar a presença de Deus e de nossa mãe, nas diversas situações de nossa vida.
Como mãe carinhosa, Nossa Senhora não está apenas esperando por nós lá no céu; ela se faz companheira de caminhada, amparando os que estão fracos, socorrendo os necessitados, protegendo os que estão ameaçados, caminhando conosco, cada dia de nossa vida.

Quando rezamos a Via-Sacra, poderemos sentir a presença de Deus que nos conduz com o seu amor e a sua proteção. E renovados pela confiança que brota em nosso coração ao sentirmos a presença amorosa de Maria Santíssima, que caminha conosco para a Páscoa definitiva, poderemos retornar para o dia-a-dia de nossas vidas, com uma disposição maior para vivermos a fé e trabalharmos com mais alegria pela construção do Reino de Deus que já manifesta, entre nós, os seus sinais.

Pe. Vicente André de Oliveira, C.Ss.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário