Quem sou eu

Minha foto
Alto Taquari, Mato Grosso, Brazil
FAZEMOS A CATEQUESE DE ALTO TAQUARI,MATO GROSSO,DIOCESE DE GUIRATINGA,DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ

CATEQUESE

*ADVENTO                                                         *SEMANA SANTA
*SAGRADA FAMÍLIA                                         *ASCENÇÃO DO SENHOR
*PÁSCOA                                                             *SAGRADAO CORAÇÃO
                                                                                  DE JESUS
*SANTÍSSIMA TRINDADE                                *NOSSA SENHORA 
*FINADOS                                                                 APARECIDA
*NATAL
*QUARESMA
*PENTECOSTES
*CORPUS CHRISTI
*CRISTO REI
*APRESENTAÇÃO DO SENHOR









A MISSA E SEU SIGNIFICADO


Pegando o cálice, deu graças e disse: 'Tomai este cálice e distribuí-o entre vós (...) Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: 'Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim'. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: "Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós...".
(Lc 22, 17-20)


Nessa ocasião Jesus celebrou a primeira missa. É importante notar que o Senhor pede que o cálice seja distribuído entre todos; é a partilha, a comunhão entre os presentes. Depois, Jesus diz “isto é”. Ele não disse isto 

representa ou significa, mas disse bem claramente “é”. Neste momento, no mundo inteiro é celebrada uma missa onde o pão é transformado no Corpo de Cristo e o vinho transformado em Seu Sangue, pelo poder do Espírito Santo.
O grande milagreA Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual dispõe o católico.

Entretanto, se não conhecemos o seu valor e significado e repetimos as orações de maneira mecânica, não usufruiremos os imensos benefícios que a missa traz.

Lembremo-nos, antes de qualquer coisa, de que somos convidados especiais. Jesus convida a cada um de nós em particular para esta festa. Preparemo-nos, portanto, de um modo muito mais cuidadoso do que para qualquer outra festa, porque nesse caso o anfitrião é Deus em pessoa.

Ao entrar na Igreja, saibamos dar valor à graça de Deus que nos trouxe ao momento presente, abrindo nosso coração na certeza de que Deus nos ama. Ao entrar, é também importante persignar-se com água benta, pois essa é uma maneira de recordarmos o nosso Batismo e invocar a proteção e a bênção do Senhor.

A Missa é para todos, mas a maneira de cada um participar pode ser diferente. Depende da fé que as pessoas têm. Existe quem vem à Missa para fazer pedidos a Deus, outros apenas para cumprir uma obrigação e outros com alegria e fé, para louvar e bendizer a Deus. E você porque veio à Missa? (pausa)

Reflitamos um pouco mais sobre a forma de como cada um participa da Missa lendo a seguinte história: 

Numa certa cidade, uma bela catedral estava sendo construída. Ela era inteiramente feita de pedras, e centenas de operários moviam-se por todos os lados para levantá-la. Um dia, um visitante ilustre passou para visitar a grande construção. O visitante observou como aqueles trabalhadores passavam, um após o outro, carregando pesadas pedras, e resolveu entrevistar três deles. A pergunta foi a mesma para todos. 

- O que você está fazendo? 

- Carregando pedras, disse o primeiro. 

- Defendendo meu pão, respondeu o segundo.
Mas o terceiro respondeu:

- Estou construindo uma catedral, onde muitos louvarão a Deus, e onde meus filhos aprenderão o caminho do céu. 

Essa história relata que apesar de todos estarem realizando a mesma tarefa, porém a maneira de cada um realizar é diferente. Assim igualmente acontece com a Missa. Ela é a mesma para todos, contudo a maneira de participar é diferente, dependendo da fé e do interesse de cada um: 

- Existem os que vão para cumprir um preceito; 

- Há os que vão à Missa para fazer seus pedidos e orações; 

- E há aqueles que vão à Missa para louvar a Deus em comunhão com seus irmãos.




MAS PORQUE IR À IGREJA?

O individualismo não tem lugar no Evangelho, pois a Palavra de Deus nos ensina a viver fraternalmente. O próprio céu é visto como uma multidão em festa e não como indivíduos isolados. A Igreja é o povo de Deus. Com ela Jesus fez a Nova e Eterna Aliança no seu Sangue. A palavra Igreja significa Assembléia. É um povo reunido na fé, no amor e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo.


A Missa foi sempre o centro da comunidade e o sinal da unidade, pois é celebrada por aqueles que receberam o mesmo batismo, vivem a mesma fé e se alimentam do mesmo Pão. Todos os fiéis formam um só "corpo". São Paulo disse aos cristãos: 
"Agora não há mais judeus nem grego, nem escravo, nem livre, nem homem, nem mulher. Pois todos vós sois UM SÓ em Cristo Jesus" (Gl 3,28).












1ª Eucari


1ª Eucaristia - Comunhão

stia -


 C

A Eucaristia

eucaristia

omunhão





A santa Missa
Jesus quis deixar para a Igreja um sacramento que perpetuasse o sacrifício de sua morte na cruz. Por isso, antes de começar sua paixão, reunido com seus apóstolos na última ceia, instituiu o sacramento da Eucaristia, convertendo pão e vinho em seu próprio corpo vivo, e o deu de comer, fez partícipes de seu sacerdócio aos apóstolos e mandou-lhes que fizessem o mesmo em sua memória.
Assim a Santa Missa é a renovação do sacrifício reconciliador do Senhor Jesus. Além de ser uma obrigação grave assistir à Santa Missa aos domingos e feriados religiosos de preceito -a menos que esteja impedido por uma causa grave-, é também um ato de amor que deve brotar naturalmente de cada cristão, como resposta agradecida frente ao imenso dom que significa que Deus se faça presente na Eucaristia.

O que é a Eucaristia?
É o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo sob as espécies de pão e vinho. Por meio da consagração, o sacerdote converte realmente no corpo e sangue de Cristo o pão e vinho oferecido no altar.

O que é a Santa Missa?
É a renovação sacramental do sacrifício da cruz.

A Santa Missa é o mesmo sacrifício da Cruz?
Sim, a Santa Missa é o mesmo sacrifício da Cruz, mas sem derramamento de sangue, pois agora Jesus Cristo encontra-se em estado glorioso.

Quem pode celebrar a Santa Missa?
Somente os sacerdotes podem celebrar a Santa Missa, pois somente eles podem atuar personificando a Cristo, cabeça da Igreja.



Quais são os fins pelos quais se oferece a Santa Missa?
Os fins pelos quais se oferece a Santa Missa são quatro: adorar a Deus, agradecer por seu benefícios, pedir-lhe dons e graças, e para a satisfação por nossos pecados.

A Santa Comunhão
A Eucaristia é também banquete sagrado, no qual recebemos a Jesus Cristo como alimento de nossas almas.
A Comunhão é receber a Jesus Cristo sacramentado na Eucaristia; de maneira que, ao comungar, entra em nós mesmos Jesus Cristo vivo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem,com seu corpo, sangue, alma e divindade.
A Eucaristia é a fonte e cume da vida a Igreja, e também de nossa vida em Deus. A Igreja manda comunga pelo menos uma vez ao ano, em estado de graça; recomenda vivamente a comunhão freqüente e, se possível, sempre que se assista a Santa Missa, para que a participação do sacrifício de Jesus seja completa.
É muito importante receber a Primeira Comunhão quando se chega ao uso da razão, com a devida preparação.

O que é a Santa Comunhão?
A Sagrada Comunhão é receber Jesus Cristo presente na Eucaristia.

De que modo Jesus Cristo está presente na Eucaristia?
Jesus Cristo está na Eucaristia verdadeira, real e substancialmente presente, inteiro, vivo e glorioso, com seu corpo, sangue, alma e divindade, em cada uma das espécies e em qualquer parte delas.



A Hóstia consagrada é uma "coisa"?
Não, a Hóstia consagrada não é uma "coisa", embora o pareça; é uma Pessoa Divina, é Jesus vivo e verdadeiro.

Quem pode comungar?
Pode comungar quem estiver em graça de Deus, guardar o jejum eucarístico e saber quem vai receber.

Em que consiste o jejum eucarístico?
Consiste em abster-se de tomar qualquer alimento ou bebida, pelo menos uma hora antes da Sagrada Comunhão, exceto água e remédios. Os doentes e seus assistentes podem comungar mesmo que tenham tomado algo na hora imediatamente anterior.

Quando se recebe a primeira comunhão?
A primeira comunhão pode ser recebida quando se começa a ter uso da razão, o que se supõe a partir dos sete anos; tendo recebido previamente a preparação oportuna e o sacramento da penitência.

Que pecado comete quem comunga em pecado mortal?
Quem comunga em pecado mortal comete um grave pecado chamado sacrilégio.

O que deve fazer quem deseja comungar e encontra-se em pecado mortal?
Quem deseja comungar e encontra-se em pecado mortal não pode receber a Comunhão sem recorrer antes ao sacramento da Penitência, pois para comungar não basta o ato de contrição.


Eucaristia II





A Eucaristia-II complementa a preparação de 2 anos para a Primeira Comunhão, sendo de fundamental importância para o entendimento do grande Mistério de nossa salvação: Cristo que se entregou por nós, por amor, e que está presente na Hóstia Consagrada. Assim sendo, deve ser levada ainda mais a sério, pois os trinta e poucos Encontros de Catequese é muito pouco tempo para vivenciarmos tão gratificante experiência.
Cristo demonstra que é o nosso melhor amigo, ficando tão próximo de nós, que até O podemos tocar. Ele cuida de cada um e nos mostra o verdadeiro caminho. Ele é o nosso Bom Pastor!
"Eu sou o pão de vida da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede." (Jo 6, 35)
"Eu sou o pão vivo que desci do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu hei de dar é a minha carne para a salvação do mundo." (Jo 6, 51)

Perseverança

A Perseverança é uma Catequese de pós-Eucaristia, onde os catequizandos são chamados a continuar sua caminhada cristã, rumo ao amadurecimento na Fé, objetivo maior da Catequese de Crisma.
A participação na Perseverança representa em nosso Santuário (e porque não dizer na Igreja) um grande e constante desafio, quando tantos apelos do mundo seduzem os adolescentes e jovens, com promessas enganadoras, para longe da comunidade cristã e da vivência religiosa.
Como não é uma Catequese obrigatória (não objetiva nenhum sacramento), muitos catequizandos abandonam essa etapa e ficam esperando completar 14 anos - para fazer a Crisma, e deixam de beber desta inesgotável fonte de água viva, que é o próprio Jesus.
Nesta fase, a participação da família é fundamental, incentivando seus filhos e testemunhando seu amor a Deus e ao próximo, para que eles não desanimem, parando de freqüentar a catequese e deixando de crescer na Fé.
"Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (Jo 15, 5)
"...pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos." (Hb 10, 36)

"...aquele que perseverar até o fim , será salvo." (Mt 10, 22)


Crisma

A Crisma é o Sacramento da maturidade na Fé. Por essa razão, convém que o crismando participe da vida da comunidade, demonstrando seu compromisso com o irmão e seu testemunho de pertença a Cristo.
Por se tratar de uma Catequese Sacramental, o controle das presenças é feito com especial atenção, pois a programação é bastante extensa. Procure não faltar a nenhum Encontro.
Nesta nova etapa da formação cristã, a participação da família também é muito importante, testemunhando para os filhos e para a comunidade que vale a pena ser Igreja e viver na fraternidade dos filhos de Deus.
"... descerá sobre vos o Espírito Santo e vos dará força, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo." (At 1, 8)









"Feliz aqueles que crêem sem ter visto"
(João, 20, 29)
A Eucaristia é uma dádiva de Deus, trazida até nós por Seu filho, Jesus Cristo.
A Eucaristia não é um direito.
Portanto, ninguém pode ditar quem pode e quem não pode comungar, a não ser você mesmo e a sua consciência.