Quem sou eu

Minha foto
Alto Taquari, Mato Grosso, Brazil
FAZEMOS A CATEQUESE DE ALTO TAQUARI,MATO GROSSO,DIOCESE DE GUIRATINGA,DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ

sábado, 23 de junho de 2012

BOAS FESTAS!!!!!!

 
 
 
 

Dízimo Mirim 

 


Despertando nas crianças e adolescentes o real significado do Dízimo Consciente, 
não precisaremos conscientizar os adultos.

Mas e nós?  Será que temos consciência, somos fiéis a Deus?

Se estamos em falta... vamos nos acertar... o que passou, passou... vamos firmar o propósito de não nos esquecermos do nosso compromisso com o dízimo.

Catequistas precisamos dar o exemplo, coloquem suas crianças também para serem dizimistas, e na catequese incentive o Dízimo Mirim!

Paz de Cristo!










Junte-se a nós!VENHA PARTICIPAR CONOSCO
                                                                                      JUNTE-SE A NÓS!!!!!!!!!!!

As festas juninas e a religiosidade popular








  “A rica e profunda religiosidade popular constitui o precioso tesouro da Igreja Católica no Continente Latino-americano. Uma religiosidade que merece nosso respeito e carinho, pois reflete uma sede de Deus que somente os pobres e simples podem conhecer”, afirma o Documento de Aparecida (258).

   A devoção aos santos constitui um capítulo à parte na religiosidade popular. Nosso povo tem em grande consideração os santos, de modo especial a Virgem Maria.
   Um carinho e especial devoção são nutridos pelos santos celebrados em junho e cujas festas são chamadas de “festas juninas”: Santo Antonio, São João Batista e São Pedro e São Paulo.
   Santo Antonio, o “santo casamenteiro”, ocupa um lugar especial no devocionário de nosso povo. A cultura popular o “estigmatizou” como o grande protetor das moças casamenteiras. Sacerdote e Doutor da Igreja, Santo Antonio tem dupla nacionalidade: nasceu em Portugal ( Lisboa ), em 1195 e morreu na Itália ( Pádua), em 1231. Foi canonizado no ano seguinte à sua morte. Por que é tão conhecido e famoso Santo Antonio ? Pio XII dizia que era sobretudo pela santidade de sua vida, pelos milagres tão frequentes e pelo resplendor de sua doutrina. Chamado por Pio XII de “Doutor Evangélico” e “ Arca do Testamento”, Santo Antonio é um dos santos mais populares do mundo. Muitas são as cidades, as paróquias e as pessoas que trazem o seu nome.
   São João Batista, o único santo, além de Nossa Senhora, que tem duas festas: a do seu nascimento (24 de junho) e a de sua morte (29 de agosto). Primo de Jesus, teve a incumbência de preparar os caminhos do
Senhor. Voz que clama no deserto, coube-lhe a honra de batizar o próprio autor do Batismo ( Mt. 3, 14). Denuncia o egoismo dos ricos, as injustiças dos militares e os vícios dos reis e, por isso, é decapitado. (Mc. 6,17-29)
   São Pedro e São Paulo: duas colunas da Igreja. Pedro,nasceu em Betsaida, junto ao lago de Genezaré. Irmão do também apóstolo André. Casado, segundo Mt. 8, 14 ( Jesus curou a sogra de Pedro). Devido ao seu trabalho, pescador, Simão Pedro era um homem rude,, porém espontâneo e sincero, um homem de “altos e baixos”, negou a Jesus mas recebeu dele uma prova de extrema confiança: “ Eu te darei as chaves do Reino dos Céus” (Mt. 16, 13-19). Pedro é sempre o primeiro na lista dos apóstolos, o primeiro a ver o ressuscitado, o primeiro nas decisões... em tudo. Foi crucificado em Roma, no ano 67. Por ter sido o 1º. Papa, a Igreja celebra, também neste dia, o Dia do Papa.
   São Paulo, o apóstolo dos gentios, o perseguidor que se transformou no grande pregador. Fundador de muitas das primeiras comunidades cristãs, Paulo dirigiu a elas muitas Cartas, das quais quatorze são consideradas “canônicas” e fazem parte do Novo Testamento. Suas Cartas são as mais lidas de todos os tempos. Dele São Jerônimo disse: “ Jamais o mundo verá outro homem da envergadura de São Paulo”. Nasce em Tarso. Romano por nascimento,judeu de raça e de religião, fariseu zeloso com sólida formação na escola de Gamaliel.

  
Sua conversão aconteceu às portas de Damasco e sua queda do cavalo passou a ser símbolo de toda conversão (At. 9, 4 )
   As festas juninas são celebradas com muito entusiasmo pelo nosso povo. As famosas “fogueiras”, as danças denominadas “quadrilhas”, os fogos de artifício, a reza do terço, o quentão e a pipoca (propícios para o mês de junho – mês do frio) constituem parte de nosso folclore e nem por isso perdem o seu colorido religioso e, por isso mesmo , fazem parte da religiosidade popular.





quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corpus Christi




Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
 

Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

Fonte:Canção Nova.
No Brasil
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.


Além da missa, outro ponto forte da celebração de Corpus Christi é a procissão. Em muitas cidades é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão. Para tanto, são confeccionados tapetes coloridos e feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, folhas e vidro moído. Nesse tapete são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão.
 

ORDENAÇÃO DO DIÁCONO ERMES

Nossa Igreja viveu um momento muito especial neste mês de Maio, especialmente no dia 26. Pois, a nossa Igreja foi escolhida pelo Diácono Ermes para fazer a sua Ordenação, estamos muito felizes por isso, pois não é toda as vezes que temos esse previlégio, para nós foi motivo de alegria, consideração, e honra. O Diácono Ermes viveu conosco 1 ano trabalhando em serviços pastorais, nos dando um apoio, preparando jovens, sempre disposto a ajudar, e isso fez com que ele criasse raízes em nossa comunidade, onde todos tem um maior carinho por ele.
Tivemos uma semana de preparação, com Tríduo, visitas nas escolas, rezamos o Santo Terço, missas e muita, mais muita alegria, a nossa Paróquia viveu um momento especial, eu particularmente nunca tinha assistido uma Ordenação, foi tudo muito bonito, emocionante, vieram pessoas de várias paróquias, Nobres, Guiratinga, Alto Garças, Alto Araguaia. Que Deus na sua infinita sabedoria possa iluminar e proteger esse novo padre em suas missões. Segue abaixo as fotos da Ordenação:

































Por Zuleine Moraes.


 CORAL ANJOS DO SENHOR, FEZ UMA LINDA        HOMENAGEM NO DIA DAS MÃES.
 ESSES ANJINHOS CANTAM BEM DEMAIS.
 PARABÉNS A TODOS!!!!






                                     PADRE ERMES E PADRE BILL.














TIA RENATA E RENÃN HENRIQUE.
I