Quem sou eu

Minha foto
Alto Taquari, Mato Grosso, Brazil
FAZEMOS A CATEQUESE DE ALTO TAQUARI,MATO GROSSO,DIOCESE DE GUIRATINGA,DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Curiosidade: O que significa a palavra "AMÉM"?


                                                   
O que significa para você a palavra AMÉM?

Vamos saber desta palavra de significados tão bonitos que pode até ser cantada.

Amém, às vezes, quer dizer "assim seja", como, por exemplo, no fim de uma oração de súplica.
Mas o que significará AMÉM no fim do sinal da cruz ou no fim do credo?
AMÉM não precisa ser traduzido; é uma palavra hebraica de origem, mas que passou para todas as línguas.
Nossos antepassados começavam assim os atos oficiais: "Em nome do Padre, do Filho, e do Espírito Santo. Amém".
"AMÉM" em hebraico, quer dizer: sólido, durável, certo. Como aclamação, AMÉM significa: Sim! Bravos! Apoiado! É mesmo! Hurra!
AMÉM exprime fé, certeza, entusiasmo.
Pelo AMÉM, nós subscrevemos as palavras do sacerdote. Aprovamos os seus pedidos. Apoiamos as suas afirmações e iniciativas.
O Amém pode ser murmurado ou cochichado. Pode ser, também, cantado com toda a voz.
AMÉM é a palavra que une os fiéis ao sacerdócio.
AMÉM é a palavra que une os fiéis entre si.
AMÉM não é difícil de cantar: uma só nota, ou duas. Cantar AMÉM é para o fiel o mínimo e o essencial de sua participação na missa.
No céu, disse Santo Agostinho, nós cantaremos AMÉM e ALELUIA.





As Cores Litúrgicas


                                          


São empregadas nos ornamentos dos "ministros ordenados", nas celebrações litúrgicas; são também usadas em panos de ornamentação. Variam segundo tempos e lugares.
Atualmente em nosso rito romano se empregam as seguintes cores:

Branca - É usada nos tempos de Páscoa e Natal, em geral nas festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos ou Santas não mártires.

Verde - Durante o Tempo Comum. (Neste tempo, revivemos tudo o que Jesus disse e fez para a nossa salvação).

Roxa - É usada nos domingos e dias durante as semanas da Quaresma e do Advento. É usada, também, nas missas de "corpo presente" ou na "encomendação de falecidos”.

Vermelha - Usada na Sexta-feira santa, no dia de Pentecostes e nas festas ou memórias de mártires.

Rosa - Usada no 3º domingo do Advento e no 4º domingo da Quaresma.

OBS:
Nas celebrações e missas, normalmente, é usada a Túnica e a Estola.
A Casula é usada em ocasiões especiais.

O Sacramento da Eucaristia
Em cada missa que participamos com bastante emoção e piedade, nós relembramos os últimos dias da vida de Jesus Cristo, até a sua ressurreição, e revivemos todo o misterioso sacrifício do Deus que se fez homem e aceitou morrer por amor à humanidade.
Em meio a celebração da Missa tão especial para nós cristãos, celebramos um dos acontecimentos mais valiosos da História de nossa Salvação: a instituição do Sacramento da Eucaristia.
Foi na Quinta-Feira Santa que Jesus nos deu de presente, a Eucaristia e os padres também. Isto quer dizer que foi neste dia que Jesus deu aos apóstolos o poder de consagrar o pão e o vinho, tornando-o presente na comunhão que nós recebemos quando participamos da missa.
Aliás, podemos dizer que esta foi a primeira missa!
Sabendo de tudo que ia acontecer, Jesus tinha uma grande preocupação: fazer seus apóstolos e discípulos sentirem que Ele estaria sempre presente em suas vidas, dando-lhes força e coragem para enfrentar a difícil missão de pregar e viver o Evangelho pelo mundo a fora. E foi assim que Cristo se fez alimento para nossa alma!
Como todos sabem, é impossível manter a saúde do corpo se a pessoa não se alimenta bem. O mesmo acontece com a alma: se nós nos descuidarmos, se não a alimentarmos freqüentemente, ela se enfraquece e adoece. Pode ser a doença do orgulho, da vaidade, da preguiça, do ressentimento, do rancor, do comodismo... Há muitos sentimentos ruins que podem tomar conta de nossa alma e destruí-la, como o vírus e bactérias fazem com o corpo. Por isso, precisamos mantê-la sempre forte e resistente.
A Eucaristia é o principal alimento de nossa alma. Afinal, é o próprio Corpo de Cristo que nós recebemos quando comungamos! É claro que a hóstia não tem gosto de carne, nem o vinho tem gosto de sangue - nem é isso que nós queremos! Mas, nós acreditamos que, ao receber este Sacramento, entramos em comunhão com Jesus e com todos aqueles que, vivos ou já mortos, fazem parte do Povo de Deus. Por isso nós dizemos que, na hora de receber a Hóstia consagrada, nós vamos comungar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário