Quem sou eu

Minha foto
Alto Taquari, Mato Grosso, Brazil
FAZEMOS A CATEQUESE DE ALTO TAQUARI,MATO GROSSO,DIOCESE DE GUIRATINGA,DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ

ORAÇÕES PARA DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS









QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!
Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente
as que mais precisarem!
Graças e louvores se dê a todo momento:
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!











                                  

O poder da oração










BOM DIA SENHOR

Senhor, meu primeiro pensamento
nesta manhã que começa se dirige para Ti,
que velaste meu sono e assististe o meu despertar.
Tu moras nas alturas e habitas bem no íntimo de minha vida
E todo esse dia é Teu.
Consagro-Te agora a jornada que começa.
Que meu trabalho seja fecundo com o orvalho do teu amor e a força da tua benção.
Em vão trabalham os homens se Tu não os ampara.
Permite que eu possa responder claramente a todos a respeito da esperança que existe em mim.
Que todos aqueles que eu encontrar possam receber uma palavra amiga de meus lábios, um gesto acolhedor de minhas mãos e uma oração sincera
do meu coração. Olha na mesa dos homens pobres De que possam se alimentar para recuperar as forças e continuar a caminhada da vida.
Que hoje a noite,eu possa estar novamente Contigo, na intimidade, como alguém que reencontra um amigo, para poder dar graças pelo dia que me deste.
Obrigada por mais este dia, Senhor!


ORAÇÃO DO CATEQUISTA


Deus, Pai de bondade, na força do teu Espírito, ajuda-me a assumir, com coragem e entusiasmo a missão de catequista na realidade em que me colocaste.
Faze-me viver, em profundidade, o encontro transformador com Jesus Cristo, para que, assim, possa suscitar em muitos o amor apaixonado pelo Mestre e por seu estilo de vida.
Ensina-me a abraçar a catequese como espaço privilegiado de vivência comunitária, de modo a contribuir para que nossa Igreja se torne, cada vez mais, lugar de comunhão e participação.
Concede-me a graça de ser profeta a serviço de tua Palavra e nela encontrar inspiração para conduzir o teu povo a uma autêntica experiência religiosa.
Meu testemunho cristão seja de tal modo coerente que contagie os catequizandos e suas famílias e envolva toda a comunidade num processo permanente de amadurecimento na fé. Renova minhas motivações na busca de uma catequese libertadora, sensível ao jeito e às necessidades de nossa gente, capaz de ligar fé e vida e de caminhar com os mais pobres, favorecendo a formação integral de todas as pessoas.
Dá-me a disposição necessária para preparar-me sempre melhor e cumprir, com generosidade e perseverança, a exemplo de Maria, o serviço que me confias. Assim seja!



CONSAGRAÇÃO DAS FAMÍLIAS Á NOSSA SENHORA APARECIDA


QUERIDA MÃE, MARIA, A SENHORA TEM ESPALHADO MUITAS GRAÇAS SOBRE AS FAMÍLIAS DE NOSSO BRASIL.
NESTE DIA, QUEREMOS CONSAGRAR-LHE TODAS AS NOSSAS FAMÍLIAS: CONSAGRAMOS TODAS AS MÃES PARA QUE SEJAM MAIS PARECIDAS COM A SENHORA NA FÉ, NA PERSEVERANÇA E NO AMOR.
CONSAGRAMOS TODOS OS PAIS PARA QUE SEJAM PARECIDOS COM SEU ESPOSO JOSÉ, HOMEM JUSTO E FIEL.
CONSAGRAMOS TODOS OS FILHOS E FILHAS, PARA QUE SEJAM SEMPRE MAIS PARECIDOS COM SEU FILHO, JESUS DE NAZARÉ, E POSSAM CRESCER EM SABEDORIA E GRAÇA, DIANTE DE DEUS E DAS PESSOAS.
CONSAGRAMOS TODA NOSSA GRANDE FAMÍLIA, A COMUNIDADE PAROQUIAL, PARA QUE SIRVA SEMPRE COM A MESMA ALEGRIA E DEDICAÇÃO COM QUE SERVIU A SUA PRIMA ISABEL.
ENFIM, NOS ENTREGAMOS INTEIRAMENTE Á SUA PROTEÇÃO PARA QUE, A EXEMPLO DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS DE JESUS, POSSAMOS CONTINUAR LEVANDO A BOA NOVA A TODOS OS IRMÃOS E IRMÃS QUE AINDA NÃO PARTICIPAM DE NOSSA COMUNIDADE.
SALVE RAINHA.....


ORAÇÃO DA CRIANÇA





 Oração antes de ler a Bíblia
Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu Te conheça e Te faça conhecer, Te ame e Te faça amar, Te sirva e Te faça servir, Te louve e Te faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.


 Oração contra todos os males
Deus Pai, Deus Filho (fazer o sinal da cruz), Deus Espírito Santo, ó Santíssima Trindade, descei sobre nós. Ó Virgem Imaculada, Anjos, Arcanjos e Santos do paraíso, intercedei por nós.

Fortalecei-nos, Espírito Santo. Formai-nos, enchei-nos de vós, e servi-vos de nós. Expulsai de nós todas as forças do mal, aniquilai-as, destruí-as, para que fiquemos bem e possamos praticar o bem.

Afastai de nós os malefícios, a bruxaria, a magia negra, as missas negras, os feitiços, as amarrações, as maldições, os maus olhados, a infestação diabólica, a possessão diabólica, a obsessão diabólica; tudo o que é mal, pecado, ódio, inveja e perfídia; a doença física, psíquica, moral, espiritual e diabólica.

Queimai todos estes males no inferno para que nunca mais nos possam prejudicar, nem a nenhuma outra criatura do mundo.

Com a força de Deus Todo-Poderoso, em nome de Jesus Cristo (fazer o sinal da cruz), o Redentor, e pela intercessão da Virgem Imaculada, ó Deus Espírito Santo: ordenai a todo mal presente, a todos os espíritos impuros, que nos deixem imediatamente para nunca mais voltar, que vão para o fogo eterno, acorrentados pelo Arcanjo Miguel, por São Gabriel, São Rafael e por nossos santos, Anjos da Guarda, e esmagados pelos pés da Santíssima Virgem imaculada.

Creio...
Pai Nosso, Ave Maria e Glória


 Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Santa Maria, cheia da presença de Deus, durante os dias de tua vida aceitastes com toda a humildade a vontade do Pai, e o Maligno nunca foi capaz de envolver-lhe com suas confusões. Junto a Teu Filho, intercedestes por nossas dificuldades e, com toda paciência, nos destes exemplo de como desenrolar as linhas de nossa vida. E, ao se dar para sempre como nossa Mãe, pões em ordem e fazes mais claros os laços que nos unem ao Senhor. Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Tu que com coração materno desatas os nós que entorpecem nossa vida, te pedimos que recebas em tuas mãos a(o).......... e que a(o) livres das amarras e confusões com que a(o) castiga aquele que é nosso inimigo. Por tua graça, por tua intercessão, com teu exemplo, livra-nos de todo o mal, Senhora Nossa, e desata os nós que impedem de nos unirmos a Deus para que, livres de toda confusão e erros, O Louvemos em todas as coisas, coloquemos Nele nossos corações e possamos Servi-lo sempre através dos nossos irmãos. Amém!






Senhor.....


Senhor.....



Fazei de mim, um instrumento de Vossa Paz, onde houver ódio, que eu leve o amor, onde houver ofensa, que eu leve o perdão, onde houver discórdia, que eu leve a união, onde houver dúvida, que eu leve a fé, onde houver erro, que eu leve a verdade, onde houver desespero, que eu leve a esperança, onde houver tristeza, que eu leve a alegria, onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém!




Oração de Santa Rita de Cássia.




Oração de Santa Rita de Cássia.



Ó poderosa Santa Rita de Cássia, chamada a Santa dos Impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliar na hora extrema, refúgio na dor e salvação para os que se acham nos abismos do pecado e do desespero, com toda a confiança, no vosso celeste patrocinio, a vós recorro no difícil imprevisto caso que dolorosamente me aflige o coração. (formular o pedido) Dizei-me, Santa Rita, não me quereis auxiliar e consolar? Afastareis o vosso olhar piedoso do meu pobre coração angustiado? Vós bem sabeis, vós bem conheceis a que seja o martírio do coração. Pelos sofrimentos atrozes que padecestes, pelas lágrimas amargosíssimas que santamente chorastes, vinde em meu auxilio! Falai, rogai, intercedei por mim, que não ouso faze-lô ao Coração de Deus, Pai de misericórdia e fonte de toda a consolação, e obtende-me a graça que desejo! Apresentada por vós, que soís tão cara ao Senhor, a minha prece será aceita e atendida certamente; valer-me-ei deste favor para melhorar a minha vida e os meus hábitos e para exaltar a terra e no céu as misericórdias divinas. Amém. (Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.)


Oração aos Santos Arcanjos
Santos Arcanjos, mensageiros de Deus, venham ao nosso socorro, trazei a proteção divina para nossa vida terrena e ajudai-nos a alcançar a graça de merecer desfrutar da luz do Senhor.
São Gabriel, Força de Deus, assim como foste o mensageiro da Boa Nova do nascimento de Jesus, traz aos nossos corações a mensagem do amor e do perdão de Deus, para que possamos viver confiantes, na esperança de alcançar a Salvação.
São Miguel, Quem como Deus, vencedor dos inimigos, e protetor dos amigos de Deus, protege-nos de todo o mal e livra-nos dos inimigos visíveis e invisíveis que nos afastam do caminho do Pai.
São Rafael, Deus cura, protetor dos viajantes e dos doentes, guarda-nos na nossa caminhada neste mundo, cura nossas feridas do corpo e da alma e nos conduza em segurança até o Reino dos Céus.
Santos Arcanjos, a quem Deus confiou a proteção deste mundo, guardai-nos, orientai nosso caminhar e livrai-nos de todo o mal. Amém.



 Oração para iniciar um Encontro Catequético 
Nós te bendizemos, Senhor Jesus, porque nos chamaste e nos reuniste aqui, para crecer e amadurecer na Fé.
Nós te damos graças por nosso/a catequista, que se coloca a teu serviço orientando-nos no caminho que leva ao encontro com Deus.
Nós te pedimos que abra nosso coração, nossa mente, nossos olhos e nossos ouvidos, para que possamos fazer uma verdadeira experiência do amor e da bondade de Deus, nosso Pai.
E que, ao final deste nosso encontro, possamos voltar para nossa casa confiantes e determinados a seguir os teus passos, como fizeram todos os apóstolos, buscando sempre ser testemunhas da Boa Nova, anunciadores do teu Evangelho. Amém.





SÃO JOSÉ OPERÁRIO- DIA DO TRABALHO

 No Dia 1º de Maio comemoramos o dia de São José Operário e dia do trabalhador, em todo o mundo. Este santo Justo e trabalhador, que um dia ensinou a Jesus ofício de ser Carpinteiro, e foi com o suor de seu trabalho digno, honesto e humilde, que pode sustentar a mais Santa das famílias. Roguemos ao Bom Deus que nenhum pai de família fique sem ganhar o seu sustento, através de seu trabalho.

São José, rogai por nós e protegei as nossas famílias

ORAÇÃO SÃO JOSÉ OPERÁRIO

Ó Glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis
as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas
dificuldades em que nos achamos. (fazer o pedido)
Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos,
para que tenha uma solução favorável.

Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança.
Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão.
Já que tudo podeis junto de Jesus e Maria mostrai-nos que
vossa bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais Santa Família
que jamais houve, sede, nós vo-lo pedimos, o
Pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de
vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria!
São José, rogai por nós!


Oração do Anjo da Guarda





Oração da Salve Rainha



São Judas Tadeu - Oração para casos Urgentes.




São Judas Tadeu - Oração para casos Urgentes.

São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor é causa de serdes esquecido por muitos, mas a Santa Igreja honra-vos e invoca-vos universalmente como padroeiro de casos desesperados, sem remédio. Intercedei por mim que sou tão miserável pondo em prática, eu vo-lo rogo, o privilégio particular que vos é concedido a fim de trazer ajuda pronta e visível onde isso é quase impossível. Vinde valer-me nessa grande necessidade para que eu possa receber as consolações e socorros do Céu em todas as minhas aflições, necessidades e sofrimentos, particularmente (aqui dizer a graça que deseja obter...) e que possa bendizer a Deus convosco e todos os eleitos por toda a eternidade. Eu vos prometo, bem aventurado São Judas Tadeu, ter sempre presente esta grande graça e não cessar de honra-vos, como meu especial e poderoso Padroeiro e farei quanto possa para espalhar a devoção para convosco. Amém! São Judas Tadeu, rogai por nós e por todos os que vos honram e vos invocam. (Reza um Pai Nosso, uma Ave Maria e Glória ao Pai).


 Revista Brasil Cristão-set/2010
"A oração do Rosário realiza verdadeiros milagres na vida e nas famílias de quem o  reza, porque a nossa querida Mãe está viva ao lado de Jesus, intercedendo por nós. 
Abra o seu coração e deixe Maria te visitar. Quem ama visita! Como Ela fez com sua prima Isabel, levando ajuda e consolo; como Ela fez em Guadalupe, em Lourdes e em Fátima, Ela também quer te visitar, para te consolar, ajudar e animar".


ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.
Oremos:
Deus, que instruístes o coração dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente 

todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso.
Amém.

 Oração do Amanhecer
Senhor! No silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força.

Quero olhar hoje do mundo com os olhos cheios de amor; ser paciente, compreensivo, manso e prudente.

Quero ver os meus irmãos além das aparencias, que vê-los como tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.

Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade.

Que só de bênçãos se encha o meu espírito.

Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim sintam tua presença.

Reveste-me de tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia eu te revele a todos.

Amém.


COMO FAZER CORRETAMENTE O SINAL DA CRUZ

 SINAL DA CRUZ , HÁ DOIS MODOS:
A. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.  (Usando a mão direita, encosta-se a ponta do indicador na testa, depois no peito, na extremidade   esquerda do ombro e em seguida na extremidade direita do ombro).         
Em nome do Pai...


    Do Filho...



 E do Espírito...


    Santo...


    Amém!




B. Costuma-se confundir o significado desta segunda forma com uma saudação religiosa oriental,  que faz alusão à mente, às palavras e ao sentimento.  Na verdade,  as cruzes sobre a testa,  boca e coração, por si já são bastante eloqüentes no catolicismo, não admitindo-se outras expressões, que não a fórmula litúrgica correta, que assim deve ser pronunciada: " Pelo sinal da santa cruz , livrai-nos,  Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos". (Usando a mão direita, com  o polegar - ou junção deste com o indicador e dedo médio, faz-se uma pequena cruz na testa, outra nos lábios e outra no peito). Mais propriamente, denominamos este sinal:  Benzer-se ou persignar-se. 
 Pelo Sinal
da Santa Cruz...

 Livrai-nos Deus
Nosso Senhor...



Dos nossos inimigos.



 OBS: Embora seja comum distinguir-se a primeira forma como "benzer-se" e a segunda "persignar-se", existe ainda uma terceira locução: "santigar-se". Por serem expressões sinônimas entre si,  é correto aplicá-las em ambas as formas do Sinal da Cruz,  sem fazer a aludida distinção.




VAMOS REZAR O TERÇO?


Inicie fazendo o Sinal da Cruz.

Segurando o Crucifixo do Terço reze oCredo.

Após, reze a oração do Pai-Nosso.

Reze então três vezes a Ave-Maria. (em honra da Santíssima Trindade)

Após reze o Glória-ao-Pai.

Oferecimento do terço:

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta santa devoção.

Oriente-se pela tabela logo abaixo conforme os dias da semana e entre cada mistério reze assim:

No (primeiro) Mistério contemplamos...
Reze a oração do Pai-Nosso.
Reze então dez vezes a Ave-Maria.
Após reze o Glória-ao-Pai.

Jaculatória: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.

Agradecimento:

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha:

Reze uma Salve Rainha.

Temine com o Sinal da Cruz.
MISTÉRIOS DO TERÇO
MISTÉRIO GOZOSOS (segunda e sábado)
1o. Mistério: Anunciação do anjo São Gabriel a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)
2o. Mistério: Visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (Lc 1,39-56)
3o. Mistério: Nascimento de Jesus em Belém(Lc 2,1-21)
4o. Mistério: Apresentação do Menino Jesus no templo (Lc 2,22-40)
5o. Mistério: Encontro de Jesus no templo entre os doutores da lei (Lc 2,41-52)

MISTÉRIOS DOLOROSOS (terça e sexta-feira)
1o. Mistério: Agonia de Jesus no horto das Oliveiras (Mt 26,36-56)
2o. Mistério: Flagelação de Jesus atado à coluna(Mt 27,11-26)
3o. Mistério: Coroação de espinhos de Jesus por seus algozes (Mt 27,27-31)
4o. Mistério: Subida dolorosa do Calvário (Jo 19,17-24)
5o. Mistério: Crucificação de Jesus (Jo 19,25-37)


MISTÉRIOS GLORIOSOS (quarta-feira, e domingo).
1o. Mistério: Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 20, 1-18)
2o. Mistério: A ascensão Gloriosa de Jesus ao Céu (Lc 24, 50-53)
3o. Mistério: Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (Ato 2,1-13)
4o. Mistério: Assunção Gloriosa de Nossa Senhora ao céu (Sl 44,11-18)
5o. Mistério: Coroação de Nossa Senhora no Céu(Apo 12, 1-4)
MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)
1o. Mistério: Batismo do Senhor no Jordão (Cor 5, 21 - Mt 3, 17)
2o. Mistério: Bodas de Caná (Jo 2, 1-12)
3o. Mistério: A proclamação do Reino (Mc 1, 15)
4o. Mistério: A Transfiguração de Jesus (Lc 9, 35)
5o. Mistério: Instituição da Eucaristia (Jo 13, 1)

OBS: PARA REZAR O TERÇO REZA-SE OS MISTÉRIOS DO DIA E PARA REZAR O ROSÁRIO REZA-SE TODOS OS MISTÉRIOS.

Nossa Senhora ,Mãe e Rainha, rogai por nós que recorremos a vós.



Oração do CredO