Quem sou eu

Minha foto
Alto Taquari, Mato Grosso, Brazil
FAZEMOS A CATEQUESE DE ALTO TAQUARI,MATO GROSSO,DIOCESE DE GUIRATINGA,DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ

terça-feira, 29 de novembro de 2011


QUAL O SIGNIFICADO DA COROA DO ADVENTO?


É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida…

Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir seu amor e desejo de nos salvar. A palavra ADVENTO é de origem latina e quer dizer CHEGADA. É o tempo em que os cristãos se preparam para a vinda de Jesus Cristo. O tempo do advento abrange quatro semanas antes do Natal.

Atualmente há uma grande preocupação em reavivar este costume muito significativo e de grande ajuda para vivermos este tempo. A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo tanto do amor de Deus por nós como também de nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus.

No centro do círculo se colocam as quatro velas para se acender uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a nossa fé e nos leva a oração, elas simbolizam as quatro manisfestações de Cristo:

1° Encarnação, Jesus Histotico;
2° Jesus nos pobres e necessitados;
3° Jesus nos Sacramentos;
4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.

No Natal se pode adicionar uma quinta vela branca, até o término do tempo natalino e, se quisermos, podemos por a imagem do Menino Jesus junto à coroa: temos que nos atentar, porém, que o Natal é mais importante do que a espera do Advento.

Essa coroa é originária dos países nórdicos (países escandinavos, Alemanha), a qual contém raízes simbólicas universais: a luz como salvação, o verde como vida e o formato redondo como eternidade.

Simbolismos esses que se tornaram muito adequados ao mistério natalino cristão, e que por isso, adentraram facilmente nos países sulinos. Visto que se convertera rapidamente em mais um elemento de pedagogia cristã para expressarmos a espera de Jesus como Luz e Vida, em conjunto com outros símbolos, certamente mais importantes, como são as leituras bíblicas, os textos de oração e o repertório de cantos.

O comércio e o sistema deste mundo fazem questão de esquecer o verdadeiro sentido do Natal e nós podemos cair nessa, mas é possível dar presente e celebrar o verdadeiro sentido: O Menino Jesus é o nosso grande presente!

Sugestão: você pode fazer uma coroa do Advento em sua casa e celebrar com sua família à luz da nossa fé a chegada de Jesus Cristo nosso Salvador. E a cada Domingo ir acendendo as velas, convidando seus familiares para rezar.



Oração: Senhor Jesus celebrar o teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Acendendo cada vela desta coroa do Advento queremos acender a esperança, o amor, a fraternidade e a Salvação que é o grande presente que queremos dar a todos que amamos através do menino Jesus que vai nascer em nossa família.





TEMA - NASCIMENTO DE JESUS




Objetivo: Explicar o verdadeiro sentido do natal, que é celebrar o nascimento de Jesus, e que muitas criança erroneamente atribuem o natal ao papai Noel, que presenteia crianças boas e por causa deste presente torna-se tão querido por elas.


Refletindo o significado do natal

O que é o Natal?

    A Igreja em sua missão de ir pelo mundo levando a Boa Nova quis dedicar um tempo para aprofundar, contemplar e assimilar o Mistério da Encarnação do Filho de Deus; conhecemos este tempo como o Natal. Perto da antiga festa judaica das luzes e buscando dar um sentido cristão às celebrações pagãs do solstício de inverno, a Igreja aproveitou o momento para celebrar o Natal.
   “Nesse tempo os cristãos por meio do Advento se preparam para receber o Cristo, luz do mundo” (Jo. 8, 12) em suas almas, retificando suas vidas e renovando o compromisso de segui-lo. Durante o Tempo de Natal assim como no Tríduo Pascal da semana Santa celebramos a redenção do homem graças à presença e entrega de Deus, mas diferentemente do Tríduo Pascal em que recordamos a paixão e morte do Salvador, no Natal recordamos que Deus se fez homem e habitou entre nós.
   Assim como o sol afasta a trevas durante a alvorada, a presença de Cristo irrompe nas trevas do pecado, do mundo, do demônio e da carne para mostrar-nos que é o caminho a se seguir. Com sua luz nos mostra a verdade de nossa existência. Cristo é a vida que renova a natureza caída do homem e da natureza. O Natal celebra essa presença renovadora de Cristo que vem salvar o mundo.É por meio de Maria que se torna cooperadora no Plano da Salvação de Deus para todo o mundo. O Sim de Maria não é apenas um sinal de compromisso com Deus, mas sim, é o meio pelo qual Deus firma uma
nova Aliança com o seu povo, prometendo a salvação eterna em seu Filho Unigênito que se faz presente no meio de nós.
   Sendo mãe e mestre por meio de uma série de festas, a Igreja busca conscientizar o homem deste fato tão importante para a salvação de seus filhos. Por isso, é necessário que todos os fiéis vivam com reto sentido a riqueza da vivência real e profunda do Natal.
   Por isso precisamos nos tornar cooperadores no plano da salvação de Deus para o homem, dizendo também o nosso SIM ao pedido do Pai de nos despojarmos de tudo que nos afasta dele. Assumir esse compromisso é afirmar que o Cristo que acabou de nascer é o único Senhor e Salvador de toda a humanidade.

Um comentário:

  1. Olá Zuleine, que alegria ter recebido seu comentário em meu blog, e mais felicidade ainda receber seu elogio. Quem me dera se meu blog fosse bom mesmo, igual o de vocês rsrsrs. Querida você me pediu para divulgar o seu, mas de que maneira? Me explique a maneira que você gostaria que eu divulgasse, assim será mais fácil ok? Terei o maior prazer de divulgar seu blog, que é lindo por sinal.

    Parabéns, continue nos iluminando com as postagens do seu lindo blog. Não estava te seguindo,. mais agora estou ok?

    Um grande abraço e prazer em conhecê-la.

    ResponderExcluir