Quem sou eu

Minha foto
Alto Taquari, Mato Grosso, Brazil
FAZEMOS A CATEQUESE DE ALTO TAQUARI,MATO GROSSO,DIOCESE DE GUIRATINGA,DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ

sexta-feira, 16 de setembro de 2011


                                                ORAÇÃO DA SANTA CRUZ




Deus todo poderoso,
que sofrestes a morte sobre a madeira sagrada,
por todos os nossos pecados, sede comigo.

Santa Cruz de Jesus Cristo,
compadecei-vos de nós.

Santa Cruz de Jesus Cristo,
sede a minha esperança.

Santa Cruz de Jesus Cristo,
afastai de mim todas as armas cortantes.

Santa Cruz de Jesus Cristo,
derramai sobre mim todo bem.

Santa Cruz de Jesus Cristo,
desviai de mim todo o mal.

Santa Cruz de Jesus Cristo,
fazei com que eu siga o caminho da Salvação.

Santa Cruz de Jesus Cristo,
livrai-me dos acidentes corporais e temporais.

Santa Cruz de Jesus Cristo,
                                                            Rei, vos adoro para sempre.

Santa Cruz de Jesus Cristo,
fazei com que os espíritos malignos invisíveis
se afastem de mim.

Conduzi-me Jesus à vida eterna.

AMÉM, por todos os
séculos dos séculos.





                                               EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno

 Celebramos a Festa da Santa Cruz; por ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebramos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto a fim de que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro. Chamo, com razão, tesouro aquilo que há de mais belo entre todos os bens pelo conteúdo e pela fama. Nele, por ele e para ele reside toda a nossa salvação, e é restituída ao seu estado original.
   Se não houvesse a cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse a cruz, a vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a vida não tivesse sido cravada, não brotariam do lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teríamos sido declarados livres, não teríamos provado da árvore da vida, não se teria aberto o paraíso. Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno.
   É, portanto, grande e preciosa a cruz. Grande, sim, porque por ela grandes bens se tornaram realidade; e tanto maiores quanto – pelos milagres e sofrimentos de Cristo – tanto mais excelentes quinhões serão distribuídos. Preciosa também porque a cruz é paixão e vitória de Deus: paixão, pela morte voluntária nesta mesma paixão e vitória porque o diabo é ferido e com ele a morte é vencida. Assim, arrebentadas as prisões dos infernos, a cruz também se tornou a 
comum salvação de todo o mundo.
 É chamada ainda de glória de Cristo, e dita a exaltação de Cristo. Vemo-la como cálice desejável e o termo dos sofrimentos que Cristo suportou por nós. Que a cruz seja a glória de Cristo, escuta-O a dizer: Agora, o Filho do homem é glorificado e nele Deus é glorificado e logo o glorificará (Jo 13,31-32). E de novo: Glorifica-me tu, Pai, com a glória que tinha junto de ti antes que o mundo existisse (Jo 17,5). E repete: Pai, glorifica teu nome. Desceu então do céu uma voz: Glorifiquei-o e tornarei a glorificar (Jo 12,28), indicando aquela glória que então alcançou na cruz.
   Que ainda a cruz seja a exaltação de Cristo, escuta o que Ele próprio diz: Quando eu for exaltado, atrairei então todos a mim (cf. Jo 12,32). Bem vês que a cruz é a glória e a exaltação de Cristo.

                          (Dos Sermões de Santo André de Creta, bispo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário