Quem sou eu

Minha foto
Alto Taquari, Mato Grosso, Brazil
FAZEMOS A CATEQUESE DE ALTO TAQUARI,MATO GROSSO,DIOCESE DE GUIRATINGA,DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ

quarta-feira, 28 de março de 2012

CONFISSÃO PELA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO




CONFISSÃO PELA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO





    Nestes dias de preparação à Páscoa, os padres das paróquias passam juntos de uma comunidade para outra, atendendo às confissões dos fieis. Foi isso que aconteceu ontem aqui em minha Paróquia.
    E se isso ainda vai acontecer em sua, abaixo tem um texto bem interessante que vai te ajudar a se preparar para fazer uma boa e santa confissão, se preparar para voltar a vida (porque o pecado nos leva a morte), se preparar para ressuscitar com Cristo.
   Esta preparação deve começar pela verificação de nosso interior, e consiste em fazer um EXAME DE NOSSA CONSCIÊNCIA para avaliar os danos causados à nossa alma pelos nossos pecados cometidos. 
  Dessa forma, façamos uma observação à luz dos ensinamentos de Cristo, sobre os seguintes itens:

Ódio – Eu tenho tido ódio das pessoas? Tenho tido vontade de me vingar das injustiças que me fazem? Fico geralmente com raiva daqueles que me incomodam, me contrariam, me fazem qualquer tipo de mal?

Inveja – Tenho tido inveja da beleza de outra pessoa? Da sua riqueza? Do seu emprego, do seu salário, da sua posição social, da sua sabedoria que é maior do que a minha? Do seu jeito de ser descontraída, alegre, extrovertida? Etc?

Gula – Tenho comido mais do que o meu organismo necessita? Não vejo a hora de sentar-me à mesa e bater um bom prato? Eu como para viver ou vivo para comer? Lembre-se que “Nem só de pão vive o homem e a mulher” . Mas da palavra de Deus...





Maledicência – Eu vivo fofocando, falando mal dos outros, com a desculpa de que estou zelando pelo bem da comunidade? Eu sou daqueles que ao perceber que alguém é mais talentoso de que eu, fico colocando defeito nele?

Mentira – Tenho mentido? As minhas mentiras têm prejudicado alguma pessoa? Não tenho combatido o meu hábito de mentir? Uma dica: se você é um mentiroso(a), escreva romances, dramas e aventuras. Experimente. Pois você é bom em inventar estórias!

Egoísmo – Tenho sido egoísta? Eu só penso em mim? Só defendo os meus direitos? É sempre eu, nada mais do que eu? Tudo por mim, nada fora de mim, nada contra mim? Não tenho pensado nos outros? Em suas necessidades? Não tenho o bom hábito de ouvir o que o outro tem a dizer? Falo em cima delas? Quero sempre mostrar que eu tenho a razão, que só eu estou certo? Etc.

Orgulho – eu sou daqueles que anda com o nariz para cima, não ligo para ninguém, e acho que eu sou o tal, que sou melhor que todos, que nunca vou precisar de nenhum deles, sempre acho que eu sou o máximo? Com o meu orgulho tenho humilhado as pessoas? Tenho ofendido as pessoas, magoando-as com o meu orgulho? Tenho faltado com a caridade desde o trato com as pessoas até o ato de ajudá-las? Tenho me compadecido do sofrimento dos outros? Tenho dado esmola? (cuidado com esse item! Lembre-se: Tive fome e não me destes de comer...)

Vaidade – Olhando o dicionário, podemos ver que a vaidade(chamada também de orgulhoou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas, e para tal se enfeitam, se embelezam ou se arrumam de forma exagerada, criando uma bela imagem pessoal para se exibir ou se mostrar aos outros, com o objetivo de ser admirada.







Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja aos outros. Um ser humano invejoso, por sua vez, identifica com bastante facilidade um ser humano vaidoso, pois os dois vícios se complementam, e um é objeto do outro.

Então está aí, porque a vaidade é um pecado, muito embora, dependendo da dosagem ou das circunstâncias,tenha bastante atenuantes, e portanto poderá ser uma pecado venial, ou leve.

Sendo assim, eu me pergunto até que ponto eu tenho sido vaidoso, vaidosa? Até que ponto a minha vaidade tem menosprezado os demais?

Vícios – Eu tenho algum tipo de vício? Ele é exagerado? O meu vício prejudica o próximo de algum modo? Eu tenho combatido o meu vício? Já conversei com o sacerdote sobre o meu vício?

Desregramentos – Tenho sigo exagerada ou exagerado nas coisas que faço? Principalmente no modo de criticar as coisas e as pessoas? Tenho sido desregrado na comida, na bebida? Com os meus desregramentos tenho prejudicado alguém?

Preguiça – A preguiça pode ser considerada uma deficiência nata. Muitos daqueles que estão mendigando agora, são preguiçosos que não se esforçaram para vencer a preguiça para conseguir um lugar ao sol.

Eu sou preguiçoso(a)? Tenho feito alguma coisa para combater a minha preguiça?

Avareza – Eu tenho me apegado excessivamente aos bens materiais e ao dinheiro? Tendo sido ganancioso, juntando dinheiro a qualquer custo, mesmo em prejuízo do próximo? Tenho sido sovino e não tenho me compadecido da necessidade dos meus irmãos pobres?

Sensualidade –Como tem sido o meu comportamento sexual? É normal o tenho algum desvio de conduta? Tenho me demorado em olhar a sensualidade na internet ou em outros meios de comunicações? Com mau o uso da minha sensualidade quantas pessoas já prejudiquei?











Soberba- Tenho sigo arrogante, me sentindo mais importanteque os outros? Tenho tido atitude de superioridade sobre as demais pessoas?

Tenho sido orgulhoso, vaidoso? Tenho me vangloriado, fazendo elogios na boca própria?(elogios a mim mesmo) Tenho desprezado alguma pessoa por não tão importante quanto ou como a mim?

Impaciência - O ser ativo, trabalhador, ligeiro, são virtudes bem quista aos olhos de Deus. Porém, não ser paciente diante das pessoas moles, lerdas, vagarosas, minuciosas, pode ser um pecado.

Eu tenho agido assim? Tenho sido exageradamente impaciente diante dos meus filhos, dos meus pais, dos meus alunos, diante das coisas que demoram para acontecer? Não sei esperar e começo a reclamar? Etc.

E etc. Reveja agora aqueles seus pecados os quais só Deus e você sabem. Arrependa! E agora estará pronto, pronta para a confissão.

Fonte: Blog Liturgia comentada (Sal)







PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA PAROQUIA SÃO JOSÉ:




DIA 01/04 DOMINGOS DE RAMOS:

* MISSA E BENÇÃO DOS RAMOS AS 08:00 hrs NA IGREJA MATRIZ.
* MISSA E PROCISSÃO E BENÇÃO DOS RAMOS AS 19:00 hrs NA IGREJA MATRIZ.

DIA 04/04 QUARTA-FEIRA:

* CELEBRAÇÃO PENITENCIAL AS 20:00 hrs NA IGREJA MATRIZ.

DIA O5/04 QUINTA-FEIRA SANTA:

* MISSA DE LAVAPÉS AS 20:00 hrs E LOGO APÓS EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO ATÉ 00:00 hrs,
  NA IGREJA MATRIZ.

06/04 SEXTA-FEIRA SANTA:

* CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR AS 15:00 hrs Na IGREJA MATRIZ.

07/04 SÁBADO DE ALELUIA:

* VIGILIA PASCAL, BENÇÃO DA AGUA E DO FOGO AS 20:00 hrs NA IGRAJA MATRIZ

08/04 DOMINGO DE PÁSCOA:

* MISSA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR AS 08:00 hrs NA IGREJA MATRIZ.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia de São José.

Hoje dia 19 de Março, é dia de São José protetor das famílias.
Que São José abenções todas as famílias.

SÃO JOSÉ, INTERCEDEI A DEUS POR NÓS!!!
SÃO JOSÉ ROGAI POR NÓS!!!

 


terça-feira, 6 de março de 2012

VAMOS REZAR O TERÇO?


                                          
Inicie fazendo o Sinal da Cruz.

Segurando o Crucifixo do Terço reze oCredo.

Após, reze a oração do Pai-Nosso.

Reze então três vezes a Ave-Maria. (em honra da Santíssima Trindade)

Após reze o Glória-ao-Pai.

Oferecimento do terço:

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta santa devoção.

Oriente-se pela tabela logo abaixo conforme os dias da semana e entre cada mistério reze assim:

No (primeiro) Mistério contemplamos...
Reze a oração do Pai-Nosso.
Reze então dez vezes a Ave-Maria.
Após reze o Glória-ao-Pai.

Jaculatória: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.

Agradecimento:

Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha:


Reze uma Salve Rainha.

Temine com o Sinal da Cruz.
MISTÉRIOS DO TERÇO
MISTÉRIO GOZOSOS (segunda e sábado)
1o. Mistério: Anunciação do anjo São Gabriel a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)
2o. Mistério: Visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (Lc 1,39-56)
3o. Mistério: Nascimento de Jesus em Belém(Lc 2,1-21)
4o. Mistério: Apresentação do Menino Jesus no templo (Lc 2,22-40)
5o. Mistério: Encontro de Jesus no templo entre os doutores da lei (Lc 2,41-52)

MISTÉRIOS DOLOROSOS (terça e sexta-feira)
1o. Mistério: Agonia de Jesus no horto das Oliveiras (Mt 26,36-56)
2o. Mistério: Flagelação de Jesus atado à coluna(Mt 27,11-26)
3o. Mistério: Coroação de espinhos de Jesus por seus algozes (Mt 27,27-31)
4o. Mistério: Subida dolorosa do Calvário (Jo 19,17-24)
5o. Mistério: Crucificação de Jesus (Jo 19,25-37)

MISTÉRIOS GLORIOSOS (quarta-feira, e domingo).
1o. Mistério: Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 20, 1-18)
2o. Mistério: A ascensão Gloriosa de Jesus ao Céu (Lc 24, 50-53)
3o. Mistério: Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (Ato 2,1-13)
4o. Mistério: Assunção Gloriosa de Nossa Senhora ao céu (Sl 44,11-18)
5o. Mistério: Coroação de Nossa Senhora no Céu(Apo 12, 1-4)





MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)
1o. Mistério: Batismo do Senhor no Jordão (Cor 5, 21 - Mt 3, 17)
2o. Mistério: Bodas de Caná (Jo 2, 1-12)
3o. Mistério: A proclamação do Reino (Mc 1, 15)
4o. Mistério: A Transfiguração de Jesus (Lc 9, 35)
5o. Mistério: Instituição da Eucaristia (Jo 13, 1)

OBS: PARA REZAR O TERÇO REZA-SE OS MISTÉRIOS DO DIA E PARA REZAR O ROSÁRIO REZA-SE TODOS OS MISTÉRIOS.

Nossa Senhora ,Mãe e Rainha, rogai por nós que recorremos a vós.


Fonte: A Fé explicada

Via-Sacra - Com Maria, caminhamos para a Páscoa



Durante os dias da quaresma, um dos exercícios espirituais mais usados é a oração da Via-Sacra. Como o nome já diz, Via-Sacra é o caminho sagrado. Caminho que Nosso Senhor Jesus Cristo percorreu, perseverante no amor do Pai, acompanhado por sua Mãe, e que culminou na gloriosa ressurreição.

As estações da Via-Sacra representam as várias situações de nossa vida, mantendo sempre o alerta para o nosso destino eterno, pois, nossa vida é uma caminhada para Deus.

Desde o nascimento, até a hora que Deus nos chamar para a eternidade, nós vamos percorrendo os caminhos de nossa vida, junto com Nossa Senhora, seguindo os passos de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, rumo ao coração de Deus.

Jesus nos mostra o caminho da salvação e nos convida a segui-lo: "Quem quiser vir após mim, deixe de lado seus próprios interesses, tome a sua cruz, cada dia, e siga-me" (Mt 16,24).

O convite que nos é feito para deixar de lado nossos próprios interesses é para que possamos fazer da vontade de Deus a nossa vontade, deixando que o Espírito de Deus conduza a nossa vida, como conduziu a vida de Maria, de Jesus e de todos os seus discípulos, de ontem e de hoje.

Maria ouviu a Palavra de Deus, fez da vontade de Deus a sua vontade, caminhou com seu filho pelas estradas do mundo e agora está junto dele no céu, no eterno convívio da Santíssima Trindade.

A Via-Sacra também nos leva a contemplar a caminhada da humanidade pêlos caminhos do sofrimento, da dor e, acima de tudo, da esperança. Tudo nos leva a contemplar a presença de Deus e de nossa mãe, nas diversas situações de nossa vida.
Como mãe carinhosa, Nossa Senhora não está apenas esperando por nós lá no céu; ela se faz companheira de caminhada, amparando os que estão fracos, socorrendo os necessitados, protegendo os que estão ameaçados, caminhando conosco, cada dia de nossa vida.

Quando rezamos a Via-Sacra, poderemos sentir a presença de Deus que nos conduz com o seu amor e a sua proteção. E renovados pela confiança que brota em nosso coração ao sentirmos a presença amorosa de Maria Santíssima, que caminha conosco para a Páscoa definitiva, poderemos retornar para o dia-a-dia de nossas vidas, com uma disposição maior para vivermos a fé e trabalharmos com mais alegria pela construção do Reino de Deus que já manifesta, entre nós, os seus sinais.

Pe. Vicente André de Oliveira, C.Ss.R.

COMO VIVER A QUARESMA


Gostei muito deste texto que agora compartilho com vocês.

             Como viver a quaresma

Arrependendo-me de meus pecados e confessando-me.
Pensar em quê ofendi a Deus, Nosso Senhor, se me dói tê-lo ofendido, se estou realmente arrependido. Este é um bom momento do ano para realizar uma confissão preparada e de coração. Revise os mandamentos de Deus e da Igreja para poder fazer uma boa confissão. Sirva-se de um livro para estruturar sua confissão. Busque tempo para realizá-la.

Lutando para mudar:
Analise sua conduta para conhecer em quê esta falhando. Faça propósitos para cumprir dia a dia e revise à noite se os alcançou. Lembre-se de não colocar muitos propósitos porque será muito difícil cumpri-los todos . Deve-se subir as escadas de degrau em degrau, não se pode subir toda ela de uma só vez. Conheça qual é o seu defeito dominante e faça um plano para lutar contra ele. Teu plano deve ser realista, prático e concreto para poder cumpri-lo.

Fazendo sacrifícios:
A palavra sacrifício vem do latim sacrum-facere, significa “fazer sagrado”. Então, fazer um sacrifício é fazer alguma coisa sagrada, quer dizer, oferecê-la por amor a Deus, porque o ama, coisas que dão trabalho. Por exemplo, ser amável com um vizinho com quem você não simpatiza ou ajudar alguém em seu trabalho. A cada um de nós há algo que nos custa fazer na vida de todos os dias. Se oferecemos isto a Deus por amor, estamo fazendo sacrifício.

Oração:
Aproveite estes dias para rezar, para conversar com Deus, para dizê-lo que o ama e que quer estar com Ele. Pode ser útil um bom livro de meditação para Quaresma. Você pode ler na Bíblia passagens relacionadas com a quaresma.

Fonte: A Fé explicada