Quem sou eu

Minha foto
Alto Taquari, Mato Grosso, Brazil
FAZEMOS A CATEQUESE DE ALTO TAQUARI,MATO GROSSO,DIOCESE DE GUIRATINGA,DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ

terça-feira, 29 de novembro de 2011


QUAL O SIGNIFICADO DA COROA DO ADVENTO?


É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida…

Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir seu amor e desejo de nos salvar. A palavra ADVENTO é de origem latina e quer dizer CHEGADA. É o tempo em que os cristãos se preparam para a vinda de Jesus Cristo. O tempo do advento abrange quatro semanas antes do Natal.

Atualmente há uma grande preocupação em reavivar este costume muito significativo e de grande ajuda para vivermos este tempo. A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo tanto do amor de Deus por nós como também de nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus.

No centro do círculo se colocam as quatro velas para se acender uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a nossa fé e nos leva a oração, elas simbolizam as quatro manisfestações de Cristo:

1° Encarnação, Jesus Histotico;
2° Jesus nos pobres e necessitados;
3° Jesus nos Sacramentos;
4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.

No Natal se pode adicionar uma quinta vela branca, até o término do tempo natalino e, se quisermos, podemos por a imagem do Menino Jesus junto à coroa: temos que nos atentar, porém, que o Natal é mais importante do que a espera do Advento.

Essa coroa é originária dos países nórdicos (países escandinavos, Alemanha), a qual contém raízes simbólicas universais: a luz como salvação, o verde como vida e o formato redondo como eternidade.

Simbolismos esses que se tornaram muito adequados ao mistério natalino cristão, e que por isso, adentraram facilmente nos países sulinos. Visto que se convertera rapidamente em mais um elemento de pedagogia cristã para expressarmos a espera de Jesus como Luz e Vida, em conjunto com outros símbolos, certamente mais importantes, como são as leituras bíblicas, os textos de oração e o repertório de cantos.

O comércio e o sistema deste mundo fazem questão de esquecer o verdadeiro sentido do Natal e nós podemos cair nessa, mas é possível dar presente e celebrar o verdadeiro sentido: O Menino Jesus é o nosso grande presente!

Sugestão: você pode fazer uma coroa do Advento em sua casa e celebrar com sua família à luz da nossa fé a chegada de Jesus Cristo nosso Salvador. E a cada Domingo ir acendendo as velas, convidando seus familiares para rezar.



Oração: Senhor Jesus celebrar o teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Acendendo cada vela desta coroa do Advento queremos acender a esperança, o amor, a fraternidade e a Salvação que é o grande presente que queremos dar a todos que amamos através do menino Jesus que vai nascer em nossa família.





TEMA - NASCIMENTO DE JESUS




Objetivo: Explicar o verdadeiro sentido do natal, que é celebrar o nascimento de Jesus, e que muitas criança erroneamente atribuem o natal ao papai Noel, que presenteia crianças boas e por causa deste presente torna-se tão querido por elas.


Refletindo o significado do natal

O que é o Natal?

    A Igreja em sua missão de ir pelo mundo levando a Boa Nova quis dedicar um tempo para aprofundar, contemplar e assimilar o Mistério da Encarnação do Filho de Deus; conhecemos este tempo como o Natal. Perto da antiga festa judaica das luzes e buscando dar um sentido cristão às celebrações pagãs do solstício de inverno, a Igreja aproveitou o momento para celebrar o Natal.
   “Nesse tempo os cristãos por meio do Advento se preparam para receber o Cristo, luz do mundo” (Jo. 8, 12) em suas almas, retificando suas vidas e renovando o compromisso de segui-lo. Durante o Tempo de Natal assim como no Tríduo Pascal da semana Santa celebramos a redenção do homem graças à presença e entrega de Deus, mas diferentemente do Tríduo Pascal em que recordamos a paixão e morte do Salvador, no Natal recordamos que Deus se fez homem e habitou entre nós.
   Assim como o sol afasta a trevas durante a alvorada, a presença de Cristo irrompe nas trevas do pecado, do mundo, do demônio e da carne para mostrar-nos que é o caminho a se seguir. Com sua luz nos mostra a verdade de nossa existência. Cristo é a vida que renova a natureza caída do homem e da natureza. O Natal celebra essa presença renovadora de Cristo que vem salvar o mundo.É por meio de Maria que se torna cooperadora no Plano da Salvação de Deus para todo o mundo. O Sim de Maria não é apenas um sinal de compromisso com Deus, mas sim, é o meio pelo qual Deus firma uma
nova Aliança com o seu povo, prometendo a salvação eterna em seu Filho Unigênito que se faz presente no meio de nós.
   Sendo mãe e mestre por meio de uma série de festas, a Igreja busca conscientizar o homem deste fato tão importante para a salvação de seus filhos. Por isso, é necessário que todos os fiéis vivam com reto sentido a riqueza da vivência real e profunda do Natal.
   Por isso precisamos nos tornar cooperadores no plano da salvação de Deus para o homem, dizendo também o nosso SIM ao pedido do Pai de nos despojarmos de tudo que nos afasta dele. Assumir esse compromisso é afirmar que o Cristo que acabou de nascer é o único Senhor e Salvador de toda a humanidade.


É festa....

    Festejemos Jesus, o Rei dos reis, que sendo Filho de Deus não assumiu o poder nem os símbolos da grandeza humana, mas vestiu-se com as roupas da humildade, da simplicidade e da pobreza. Um Rei nobre por natureza, capaz de vencer sem destruir, que fez do amor sua única arma.

20101121

Cristo rei do Universo.
O único e verdadeiro rei.
Rei do universo, das nossas vidas, das famílias e dos corações.








TEMA - ADVENTO



Objetivo: Compreender a importância do ano litúrgico e do advento.

Pistas para conversar com as crianças:
-Onde começa e termina uma circunferência?
-O que é o ano, onde começa e onde acaba?
-Porque o ano escolar não começa no dia 1º de Janeiro?
-O ano da Igreja chama-se Ano Litúrgico, tal como o ano da Escola é o Ano Escolar.
-Porque é que é importante a Igreja ter um Ano Litúrgico?


Colocação do tema:

O Ano Escolar começa depois das férias do verão, e nem sempre é no mesmo dia.
O Ano Civil começa no dia 1 de Janeiro, e em todo o mundo faz-se a passagem de ano.
A Igreja também tem períodos de um ano, ao qual dá-se o nome de Ano Litúrgico.
O Ano Litúrgico começa 4 Domingos antes do dia de Natal.
Ao conjunto desses Domingos chamamos de Domingos do Advento.
Imagina uma pessoa de quem você gosta muito.
Se você ficar 1 ano inteiro sem a ver, e depois se você souber que ela vem no dia seguinte te visitar, como é que você vai ficar?
E quando chega o que acontece?

Advento é esse espírito de alegria.
É o ir ao encontro daquele que vem.
Jesus vem no Natal, e sabemos isso 4 Domingos antes.
No Advento recordamos o nascimento de Jesus e o dia em que Jesus vai voltar. Quando, ninguém sabe!, mas Ele quer encontrar a nossa fé.
Como é que você vai se preparar para receber Jesus?




quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia de Finados







O dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. 
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão intima com Deus, agora e para sempre. 
Desde o século I, os cristãos rezam pelos falecidos, costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século IV, já encontramos a memória dos mortos na celebração da missa. Desde o século V, a Igreja dedica um dia por anos para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. 
Desde o século XI, os Papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de “Todos os Santos”. 
O dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. E o dia de todos os mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.